Open Call: Laboratório de Rádio Comunitária 2026

Já imaginaste criar, apresentar ou produzir o teu próprio programa de rádio?

26.01.2026
Open Call: Laboratório de Rádio Comunitária 2026

Já imaginaste criar, apresentar ou produzir o teu próprio programa de rádio? É sinal que tens que participar no nosso Laboratório de Rádio Comunitária, uma oportunidade de aprenderes e experimentares o mundo da rádio independente com radialistas experientes numa rádio que completou 10 anos em 2025. O que é? _Oficinas práticas sobre criação, produção e transmissão de conteúdos _Mentoria com radialistas experientes _Espaço para desenvolveres as tuas ideias e dares voz às tuas paixões _Emissão de um programa da tua autoria no final do laboratório Para quem é? _Para quem adora música, arte, cultura ou política _Não precisas de experiência prévia, só vontade de aprender e criar Quando? As actividades começam em março e irão decorrer no estúdio da Quântica em Alcântara 📩 Como participar? Preenche a ficha de inscrição até ao dia 9 de Fevereiro. A meio de fevereiro serão anunciadas as pessoas seleccionadas. A nossa estrutura, incluindo esta iniciativa, é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes


Continua a ler para mais informação sobre esta iniciativa:


O Laboratório de Rádio Comunitária é uma ação de formação informal numa ótica comunitária, em que autores experientes de programas de rádio da Rádio Quântica recebem durante três meses um conjunto de aprendizes e lhes transmitem - num ambiente descomprometido e em formato de aprendizagem prática, - conhecimentos e experiências, desde os aspectos técnicos ao processo criativo, entrevistas e valências de radialista. Estas aulas informais, dadas enquanto o programa de cada mentor é gravado ou emitido ao vivo, servem de prelúdio e construção rumo a um culminar desta experiência formativa, que será a produção e emissão de um programa de rádio de duas horas feito pelo aprendiz, que inclua elementos como conversa, manipulação digital de música e pelo menos uma forma de cruzamento disciplinar - da literatura ao rádio-teatro, como dois exemplos.

Com a colaboração de um júri composto por vários elementos da rádio com 5 ou mais anos de experiência, serão então selecionados os 5 participantes a que será atribuído um mentorado de 3 meses com trabalho final apresentado ao vivo, em direto através da Rádio Quântica.

A equipa de formadores será constituída por um conjunto dos mais assíduos e empenhados autores de programas da Rádio Quântica, artistas experientes e de identidades diversas, de modo a criar um ambiente que reflita filosofias de inclusão e de diálogo inter-cultural.

Este projeto dá expressão e estrutura a um tecido comunitário já existente, em que prolifera o diálogo inter-geracional, nomeadamente entre novos e antigos artistas da rádio e seus convidados. Queremos desta forma conseguir dar uma estrutura confortável de formação prática a pessoas de comunidades marginalizadas, abrindo-lhes um leque de ideias e possibilidades e estimulando o seu empoderamento para criar e fruir da cultura no meio radiofónico. A estação de rádio apresenta-se assim como um elemento aglutinador multi-plataforma, que não se cinge a transmitir programas de rádio mas também continuar um trabalho de inclusão e didático que tem sido desenvolvido através de oficinas, complementando-o e levando esse trabalho a um novo nível através deste formato de mentorado de cariz prático.

No fim deste ciclo, e após feitos os trabalhos finais de cada aprendiz, transmitidos na rádio, a Rádio Quântica enviará uma newsletter com as gravações dos programas para a sua divulgação mais capilar para os ouvintes que não tenham acompanhado ao vivo ou apanhado esta iniciativa no arquivo de Mixcloud da Rádio, abrindo assim o diálogo e a curiosidade para futuras edições e parcerias neste campo tão urgente que é o da formação artística de cariz comunitário.