Festival Ano Q regressa esta semana de 18 a 20 de setembro
-1.jpg&w=3840&q=75)
-1280x1600.jpg&w=3840&q=75)
ANO Q: O Festival da Rádio Quântica está de volta para a sua quinta edição!
Nos dias 19 e 20 de setembro de 2025, a Rádio Quântica apresenta a 5ª edição do seu festival comunitário sem fins lucrativos, Ano Q. Em dois dias, num local histórico em Lisboa (Galeria Zé dos Bois), este evento celebra algumas das iterações sonoras mais intrigantes da cena portuguesa, com artistas emergentes e artistas de comunidades tipicamente marginalizadas ao lado de artistas pioneiros que não aparecem nos alinhamentos que vemos por aí — mas deviam!
O ANO Q 2025 reúne uma seleção diversificada de projetos artísticos que desafiam as fronteiras do mainstream através da sua prática. A programação cultural deste festival representa a resistência directa aos eventos baseados em lucro — procuramos oferecer uma alternativa ao mainstream de uma Lisboa cada vez mais gentrificada, onde uma polida padronização cultural imposta de cima ou de fora se tornou a norma.
Na sexta-feira, dia 19, Marlene Ribeiro leva-nos através de uma gama eclética de instrumentos acústicos, diversas gravações de campo, eletrónica e voz para criar uma mistura fantasmagórica e inebriante de folk pop-hipnagógico; a DJ palestina Saya exibe a sua força artística multipotencial; e margô conta as histórias e as confissões por que todos passamos no dia-a-dia, sem nos envolver em angústias, mas atirando-nos antes para o universo, para dançar sobre as suas palavras. Viajaremos também entre a criatividade da rimadora, compositora, intérprete, pintora e educadora, natural do Rio de Janeiro, Muleca XIII, e uma performance entre dança, audiovisual e literatura em torno da potência estética e política do seu corpo gordo que desafia a cisnormatividade e a padronização dos corpos por Andrei Bessa.
No sábado, dia 20, contaremos com o som marcadamente minimalista e contemporâneo traçado pelo pianista e compositor autodidata Tiago Sousa; o curso de canções sonhadoras das I'A'V compostas por linhas de violoncelo, flauta e voz; e os RPMs baixos e altos, com melodias e batidas metálicas de igual qualidade de DJ Narciso, do Rio de Mouro. Roda de Sample traz-nos directamente do Brasil uma jam session ao vivo em formato de roda, como são as tradicionais rodas de samba - mas com um twist electrónico; The Blacker The Berry apresenta-nos uma exposição sobre os passos que têm dado no encontro e criação desta colectividade de pessoas negras LGBTQIAP+ em Lisboa; e Sambacção mostram-nos a força que dão a movimentos, protestos e ações políticas pelas ruas de Lisboa com as suas percussões e palavras de ordem num verdadeiro concerto-manifestação. A identidade sonora vibrante de celebração da cultura afrodescendente através da música eletrónica de Maribell cruzará com o funk e a cultura de quebrada de Marcolan em back-to-back, e Jenny Larrue apresentará um show de drag histórico, a partir da sua experiência de performer, profissional de teatro e televisão e mestre do artesanato.
Entre cada concerto ou performance haverá música pela mão dos DJ residentes: marum, figura incontornável da queer rave scene no primeiro dia e um dos mais recentes radialistas na Quântica, DJ Yok, no sábado.
Os passes de fim-de-semana custam apenas 20 euros e estão disponíveis online - existe também uma alocação de bilhetes solidários para quem não tem nesta altura meios para comprar bilhete: basta enviar DM no instagram do Ano Q ou enviar email para hello (a) radioquantica . com
Horários das performances na Galeria ZDB:
19 de Setembro (6ª feira)
20:30 - DJ residente: marum
22:00 - Marlene Ribeiro
23:00 - Margô
23:30 - Andrei Bessa
00:00 - Muleca XIII
01:00 - Saya
02:40 - Curfew
20 de Setembro (Sábado)
19:30 - DJ residente: DJ Yok
21:00 - Tiago Sousa
22:00 - I’A’V
22:45 - Sambacção
23:15 - Jenny Larrue
23:50 - Roda de Sample
00:45 - Maribell b2b Marcolan
01:45 - DJ Narciso
02:40 - Curfew
Ainda antes de tudo começar, dia 18 de setembro, acontece uma sessão de abertura radiofónica aberta ao público com entrada livre no estúdio da Rádio Quântica, em Travessa do Giestal 2A 1300-278 Alcântara, Lisboa, dedicada ao projecto multi-disciplinar Paraíso, que estreia o seu documentário sobre as origens da música de dança em Portugal nos cinemas em Outubro deste ano.
-1280x1600.jpg&w=3840&q=75)
Design cartazes: Shcuro
Ilustrações cartazes: Azulpidem